Sobre o CIR

Bem vindo ao site do CIR, o Centro de Informação de Resíduos!

A criação do CIR da Quercus resultou do esforço de profissionalização de alguns técnicos de ambiente, com vista à estabilidade do trabalho da Quercus na área dos resíduos.

O objectivo deste Grupo de Trabalho é acompanhar a gestão dos resíduos em Portugal, apresentar propostas construtivas e apoiar a Direcção Nacional da Quercus, assim como os Núcleos Regionais, nos aspectos relacionados com a temática dos resíduos.

A designação de Centro de Informação deve-se ao facto de se verificar que o maior problema da gestão dos resíduos ter origem na falta de informação. O CIR criou uma página na Internet com o objectivo de disponibilizar gratuitamente o máximo de informação possível.

O primeiro colaborador do CIR, Rui Berkemeier, iniciou uma participação na associação a nível profissional em 1995, sendo esse o ano em que a Quercus passou a dispor de uma estrutura profissionalizada dedicada exclusivamente aos resíduos.

Presentemente o CIR é composto pela coordenadora, Carmen Lima, e duas técnicas a tempo inteiro.

Para além destes profissionais, o CIR conta esporadicamente com o apoio de voluntários, nomeadamente estagiários finalistas de cursos relacionados com o ambiente.

Para garantir uma viabilidade financeira o CIR criou uma rede de contactos, parcerias e plataformas de colaboração com as mais diversas entidades ligadas aos resíduos, tais como empresas, autarquias, universidades, visando promover a prevenção e a reciclagem dos mais diversos tipos de resíduos.

Ficou assim estabelecida uma rede que tem permitido ao Grupo de Trabalho obter informações técnicas fundamentais para a sua actividade, para além de um financiamento pretendido através de donativos.

Com a atribuição, pela Secretaria de Estado do Ambiente, do Estatuto de “Projecto de Superior Interesse Ambiental” ao CIR, as empresas que apoiam  o projecto beneficiam da legislação sobre mecenato ambiental, deduzindo o donativo anual em 130% do seu rendimento colectável.

Este modelo de colaboração com o mundo empresarial tem outra faceta muito interessante, uma vez que conhecendo as necessidades das empresas, o CIR pode identificar situações de sinergias entre elas.

Paralelamente ao trabalho de bastidores a Quercus, através do CIR, mantém como forma de sensibilização da opinião pública e dos decisores, uma presença na comunicação social, acções de sensibilização e informação e campanhas específicas.

Nesta área, poderá consultar informações genéricas, em permanente atualização, sobre as várias fileiras de resíduos e o destino adequado para cada um deles.

Poderá ainda, utilizar a nossa aplicação WasteappPortugal para localização dos pontos de recolha por resíduo que pretende encaminhar.